Imagem computador

5 Táticas Infalíveis Para Impulsionar a Sua Produtividade

Você alguma vez já se perguntou como aumentar a sua produtividade? Por que você chega ao fim do dia e tem sempre coisas a fazer?

Hoje você aprenderá táticas utilizadas por algumas das pessoas mais influentes e bem-sucedidas do mundo e que podem mudar também a sua vida. Implemente uma e você terá ganhos, implemente todas e seus dias valerão ouro.

Este artigo te trará 5 técnicas infalíveis, em que, com pouco ou nenhum esforço, podem mudar a sua vida para melhor e te tornar extremamente produtivo.

Vamos a isso!

#1 – Durma Bem

Nutritional Sleep Foundation concluiu em um estudo que um adulto entre 18-65 anos precisa de, pelo menos, 7 horas de sono por noite. Não 5, não 6. 7 horas é o número mínimo.

Não adianta você seguir todas as outras dicas deste artigo sobre produtividade, mindfulness e crescimento pessoal se você não tem energia para acompanhar a velocidade do dia.

Privação de sono pode ser a causa única da sua improdutividade. Você torna-se mal-humorado, impaciente, gera dificuldade de concentração, assimilação e aprendizado. Sono (de qualidade) é coisa séria e dever ser pensado como tal.

Utilize ferramentas para te ajudar com isto. Apps como Sleep Cycle ou Sleep Genius podem te ajudar a dormir mais e melhor.

Não impeça você mesmo de crescer. Durma bem.

#2 – Acorde Mais Cedo

Se 7 é o número mínimo, eu diria que 8 é o máximo. Acordar cedo traz benefícios também comprovados.

Uma cabeça fresca e um sentimento de longevidade te trará mais calma e serenidade na hora mais importante do dia, a manhã.

O quão cedo vai variar de pessoa para pessoa, e depende muito da sua linha de trabalho. Se você chega do trabalho às 4h da manhã, você não irá acordar às 8h. Lembre-se que sono é sempre mais importante! Você deverá achar a sua rotina de sono.

Para todos os outros que possuem um emprego diário, seu limite deveria ser às 7-8h da manhã. Eu acordo todos os dias às 7h00. Uma vez que você pega o ritmo, o sentimento é inexplicável.

Estou acordado. É cedo. Tenho sono. O que fazer agora?

#3 –  Desenvolva Uma Rotina Matinal

foto de pessoa caminhando

Tim Ferris, autor do excelente livro Trabalhe 4 Horas por Semana, já dizia:

Ganhe a sua manhã e você ganhará o seu dia.

Não é à toa. A rotina matinal será diferente para cada um, e você terá que encontrar a que funciona melhor para você e a que vai optimizar a sua produtividade.

Entretanto, há 3 fatores determinantes em uma rotina matinal de sucesso. Esses são:

Movimento

Movimento deve ser, inquestionavelmente, a primeira coisa que você faz no seu dia, todos os dias.

Movimento pode ter diferentes significados — caminhada, academia, corrida, natação, e por aí vai… Pelo menos os 20 ou 30 primeiros minutos do seu dia devem ser a pôr o seu corpo para suar, liberando então uma cachoeira de reações químicas benéficas para a sua saúde e bem-estar. Não só te ajudar a levar uma vida saudável, movimento te proporcionará também mais disposição e energia para o restante do seu dia.

Água Fria

Se você é como eu, só de ler ”água fria” já te arrepiou. Você pensou: “isso é para loucos!”.

Acontece que não é.

Tony Robbins, um dos homens mais bem sucedidos de nossa era e o mentor que eu mais admiro, começa todas as suas manhãs pulando em uma piscina com água fria.

Pesquisas já mostraram que água fria te ajuda fisica e mentalmente. Estimula seus sistemas imunológico, circulatório e digestivo, o que melhora sua qualidade de vida.

Além disso, e talvez até mais importante, é o choque que seus nervos recebem. É quase que um grito de “ACORDA” para o seu corpo. É o que te fará sentir mais alerta, criativo, proativo e produtivo para o restante do seu dia.

Eu sei que dói, mas comece devagar. Tome o seu banho normalmente e, ao fim, coloque a temperatura na mais baixa possível. Sua respiração irá acelerar e seus batimentos cardíacos irão às alturas. Isso é um sinal que seu corpo acordou para o dia.

Meditação

pessoa meditando

Meditação é corriqueiramente olhada de lado. Muitas vezes até associada à prática hippie e drogas como maconha.

Acredite, não é.

Se você realmente quer aumentar sua produtividade, e consequentemente ser mais bem-sucedido, você precisará de alguma forma de meditação em sua rotina.

Há diversos tipos de meditação e eu não sou nenhum especialista para te contar sobre todas elas. Meditação pode estar no contato com a natureza, na estimulação do seu foco, do cultivo da gratidão, através de oração… Qualquer atividade que estimule seu estado de espírito e acalme sua mente, tirando-a da raiz de seu subsconsciente.

Joga no Google. Você vai encontrar lá dicas e o melhor estilo de meditação para você.

Eu gosto de pôr uma música calma e um cronômetro que me diga quando parar. Desta forma eu não preciso estar preocupado com o relógio. Eu desligo minha mente, concentro na minha respiração, e absorvo todos os pensamentos que vêm à minha cabeça, sem julgá-los. Se eu percebo que meus pensamentos estão fugindo e indo para os problemas mundanos, eu não me preocupo e tampouco me culpo. Simplesmente trago-os de volta e foco-me novamente na respiração.

Experimente. Faça isso todos os dias, começando com apenas 2 minutos por sessão. Suba gradualmente até os 15-20 minutos diários e eu absolutamente garanto que você verá benefícios em sua vida. Você terá mais foco, mais calma, muito mais produtivo, e lidará melhor com as suas emoções.

Meditação também traz benefícios fisiológicos em que eu não irei entrar em detalhes. No entanto, posso adiantar que ajuda a combater a depressão, melhora a circulação sanguínea e diminuí consideravelmente o risco de doenças causadas por estresse.

Inclua meditação no seu dia-a-dia e você não irá se arrepender.

#4 – Conheça Seus Limites

Estudos já concluíram que o cérebro humano tem capacidade máxima de foco de 2-3 horas seguidas. Isso basicamente significa que, quando você senta por 4-5 horas para trabalhar, pelo menos 1 ou 2 horas estão sendo desperdiçadas, improdutivas.

Ao invés disso, divida seu trabalho em pedaços. Trabalhe por duas horas. Levante. Respire. Mexa o seu corpo por 5-10 minutos e volte a trabalhar.

O que acontece neste processo é que você dá um reset na sua mente e desfoca da sua tarefa, trazendo sua mente para fora da caixinha e deixando-a recarregar por alguns minutos.

Você verá que não só aumentará sua produtividade, você será também mais contente. Você verá mais alegria no seu ritmo de trabalho, porque ao invés de mais 8 horas de trabalho pela frente, você terá apenas duas horas a mais. Depois duas horas a mais, e assim por diante.

#5 – Mude o Ambiente

Essa dica é essencial se você, assim como eu, trabalha de casa. É extremamente fácil acordar e sentar para trabalhar, utilizando do mesmo espaço para refeições, trabalho, estudo, etc…

Pare. Pare já.

Mesmo que você tenha um escritório dentro de sua casa, é imprescindível que, de tempo em tempo, você vá trabalhar em um café, em um co-working space, ou até mesmo do banco da praça, se você tiver a possibilidade. Essa mudança de ambiente te trará novos pensamentos e você descobrirá que não só mais produtivo, você será também mais criativo e feliz.

Caso você trabalhe de um escritório isso pode tornar-se um pouco mais difícil, mas não impossível. Converse com seu patrão e discuta a possibilidade de trabalhar de outro ambiente, como um café perto de casa, pelo menos uma vez por semana. Se mesmo assim isto não seja possível, ache um novo espaço dentro do escritório em que você possa fazer as tarefas mais chatas, mais exigentes.

Pense em todas as tarefas do seu dia-a-dia no trabalho em que não exigem que você esteja sentado em sua mesa e utilize isso combustível para a mudança. Trabalhe caminhando pelo escritório, se você puder. Sente em um lugar diferente, em outra cadeira. A mudança, mesmo que mínima, dirá ao seu subconsciente que algo novo está acontecendo e isso te trará benefícios que você nem imagina.

Conclusão

Há diversas outras maneiras de ser mais produtivo no seu dia-a-dia, e muitas delas você pode descobrir por si mesmo. Simplesmente dê um passo atrás e observa as suas rotinas de outra perspectiva. Perca alguns minutos do seu dia revisando todos os seus sistemas e todas as tarefas que você realiza todo santo dia. Eu tenho certeza que você encontrará formas de executá-las melhor e mais rápido. Você só precisa desligar o piloto automático e tomar conhecimento da sua vida.

Se você gostou dessas dicas compartilhe com seus amigos. O objetivo aqui é trazer conhecimento para o maior número de pessoas possíveis. Se você tem outra dica que pode ajudar ao próximo, deixe seu comentário. Pense que para você pode já não ser grande coisa, mas que talvez possa fazer toda diferença na vida de outra pessoa.

Compartilhe ideias. Compartilhe positividade. E nunca esqueça — você é o dono da sua vida.

Foque em ser PRODUTIVO ao invés de OCUPADO– Tim Ferris

_______________________

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e ajude-os a buscar o melhor para suas vidas. Conhecimento é melhor quando dividido, e não há melhor forma de ajudar ao próximo do que com uma boa palavra. 

Tamo junto.

Marco

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo