Comunicação entre amigos

A Arte de Se Comunicar (E Como Usá-la Na Sua Vida)

Uma comunicação efetiva é uma das habilidades mais importantes na vida. Ainda assim, a maior parte das pessoas não dão muita atenção a como se comunicar efetivamente.

A não ser que seu plano de vida seja se esconder em uma caverna e gerir seu negócio de lá, você precisará aprender a se comunicar de forma adequada, interativa e clara para ter sucesso.

Eu costumo dizer — se você só puder trabalhar uma habilidade em sua vida, que seja comunicação.

James Humes disse melhor:

A arte da comunicação é a língua dos líderes.

Não importa se seu sonho é ser um empreendedor, chefe, empregado, ou qualquer outra coisa que queira fazer nada vida, comunicação faz e sempre fará parte do seu dia-a-dia. E, mesmo assim, você nunca prestou atenção para a forma que você se comunica.

Vamos lá mudar isso.

Como Esse Treco Funciona

Comunicação é muito mais do que as palavras que saem da sua boca.

Na verdade, um estudo publicado pelo Dr. Albert Mehrabian nos anos 60′ desmistificou a comunicação. Segundo o estudo, apenas incríveis 7% da nossa comunicação vêm das palavras propriamente ditas. Sete por cento.

38% de nossa comunicação vem do tom da nossa voz. A variação tonal, a musicalidade do discurso. Os outros 55% são atrelados à nossa linguagem corporal.

Ou seja, se você passa a sua vida preocupado em como passar a sua mensagem através da palavra, que argumentos utilizar para convencer seu amigo de fazer algo, ou ao seu patrão a te dar um aumento, você está deixando 93% da sua habilidade de comunicação de fora.

Como Melhorar Sua Comunicação em 11 Passos

Vamos simplificar o assunto e trazer alguns passos simples para melhorar sua habilidade comunicativa e, consequentemente, sua vida em geral.

#1 — Preste Atenção à Sua Linguagem Corporal

Como já foi dito antes, a linguagem corporal constitui de 55% de toda a sua comunicação. Preste atenção aos tiques que você tem, à sua mão mexendo a todo momento, aos seus braços cruzados.

A sua comunicação é extremamente afetada pela forma consciente e inconsciente que seu corpo se comunica. Por que não afetar de uma forma positiva:

#2 — Entenda o Que é Rapport

Segundo o site Significados.com.brrapport é:

Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa.

Rapport é algo em que você pratica toda sua vida. Você só está com sua esposa hoje porque em algum momento vocês estiveram em rapport. E se seu casamento não se encontra bem das pernas, isso significa que em algum momento no caminho vocês saíram completamente do rapport.

Quando usado conscientemente, rapport fará de você não só um comunicador melhor, mas também um líder. Rapport é normalmente utilizado no seu subconsciente. Entretanto, se você domina a arte e cria a possibilidade de “fabricar” rapport, você tem excelentes chances de se tornar o melhor comunicador possível.

Perca algum tempo à procura de como utilizar este conceito no seu dia-a-dia. Google tá aí.

#3 — Faça Perguntas Abertas

Imite os jornalistas. Jornalistas são especialistas na também arte de fazer perguntas. Faça uma pergunta bem feita e ouça.

Ao invés de fazer perguntas fechadas que te devolvem afirmações ou negativas curtas, como “você gostou da comida?”, ou “você achou meu vestido bonito?”, pergunte algo como: “o que você achou da comida?” e “o que você acha desse vestido?”.

Use e abuse de “o que”, “por que”, “quando”, “como”. Através dessas palavras você será capaz de fazer a pessoa pensar por um segundo e receberá uma resposta muito mais sincera e emotiva.

#4 — Seja o Melhor Ouvinte de Todos

Ouça. Ouça de verdade. Ouça mais. Continue ouvindo.

Ninguém nunca aprendeu nada com a boca aberta.— Mahatma Gandhi

Não há habilidade na comunicação mais importante do que a habilidade de ouvir. Sim, é uma habilidade, como qualquer outra. Algumas pessoas são naturais, outras devem aprender.

Todos aqueles que você conhece têm problemas assim como você. E todos eles querem ser ouvidos. Seus problemas não são piores do que os meus, ou o de seus irmãos, ou seu vizinho.

Ouça de verdade e receba gratidão e sinceridade em retorno.

#5 — Esteja Presente

Parece simples, mas não é.

Hoje em dia o bem mais precioso que temos é o nosso tempo. Tempo é a essência. Nós temos sempre preocupações extras os quais precisam de nossa atenção.

O jantar, o trabalho, as crianças, a namorada… Tudo isso requer atenção e é difícil desviar o pensamento das preocupações.

É aí que entra a sua capacidade de estar presente em cada momento. Seja em uma conversa com um colega, e um jantar com sua esposa, ou ao ouvir sua mãe contar sobre seus problemas. Estar completamente presente no momento não fará de você apenas um bom comunicador, isso te fará uma pessoa melhor e mais agradável.

#6 — Seja Conciso

Uma vez que você começa sua história é extremamente fácil de se perder e introduzir detalhes completamente irrelevantes para a idéia que você deseja passar (datas, nomes e lugares são alguns exemplos).

Seja curto e conciso. Essa é a melhor forma de manter o interesse do ouvinte e fazer a sua história divertida e agradável.

#7 — Sorria

Criança sorrindo

Pesquisas já provaram que o sorriso ajuda em diversos aspectos. Pode te fazer parecer mais novo, mais magro, melhora automaticamente seu humor e pode até te fazer viver mais.

Se tudo isso não for o suficiente, sorria simplesmente com o intuito de ser um comunicador melhor.

Sorriso é contagiante e fará o que sai da sua boca parecer ter mais validade, além de fazer de você uma pessoa mais agradável de se conversar.

#8 — Seja honesto. SEMPRE.

Não há forma de estressar este ponto o suficiente. Você NUNCA será um bom comunicador se você não acredita, de fato, na mensagem que você está tentando passar.

Ser honesto não só faz de você um comunicador melhor, mas também um pessoa melhor. Te faz também mais feliz. A contradição entre palavras e atos trás, inconscientemente, desconfiança. Isso gera uma queda na sua auto-estima e consequentemente piora a sua qualidade de vida e comunicação.

#9 — Nunca critique ninguém

Você nunca realmente entende alguém até que você realmente considere as coisas através do ponto de vista desta pessoa. — Harper Lee

Todo mundo tem um ponto de vista. A sua opinião não é, de forma alguma, melhor do que a dos outros.

Não é porque é a sua verdade que isso se torna fato.

Aprenda a olhar com novos olhos. Você conhecerá idiotas por aí, mas não é porque você discorda que você não pode ter uma boa conversa. Aprenda a ouvir e entender. Você não está sozinho neste planeta.

#10 — Não se deixe levar por sentimentos passageiros

Diferentes conversas intrigarão diferentes sentimentos. Excitação, raiva, transtorno, ansiedade, tristeza…

Não se deixe levar por estes sentimentos. Deixe os chegar, entenda que eles existem, e deixe-os ir. Não se apegue à seus sentimentos.

Se você se deixa levar pela raiva que você sente quando atacam seus pontos de vista você nunca terá tempo de entender o porquê você acha que seu ponto de vista é mais importante do que aquele que você acabou de ouvir.

Se você se deixar tomar pelos seus sentimentos você não conseguirá transmitir sua mensagem de uma forma clara e concisa, ajudando assim o seu ouvinte a assimilar a idéia que você quer passar.

#11 — Remova todos os jargões da sua linguagem formal e informal

Se você é uma daquelas pessoas que costuma repetir sucessivamente uma mesma palavra, por favor:

Pare. Pare agora.

“Tipo assim”, “mermo”, “porra”, qualquer palavra que você repita de forma automática, remova do seu vocabulário.

É chato e as pessoas percebem. E pior, ninguém receberá a sua mensagem se tudo o que eles prestam atenção é em quantas vezes você disse “né” em uma única frase.

Conclusão

Se você chegou à este ponto do artigo significa que você entende mais sobre comunicação do que quando começou.

Lembre-se: nem todos leram este artigo e nem todos sabem como se comunicar conscientemente.

A nossa mente é uma máquina criadora de hábitos e, assim que você repete a mesma ação por um certo período de tempo, isto se torna automático.

A maioria das pessoas que você se comunica diariamente têm o hábito de se comunicar inconscientemente.

As pessoas não pensam, elas dizem. Elas sentem algo e assumem isso como verdade. Entenda que a maioria das pessoas não acreditam 100% em tudo que elas dizem, porque só o fato de dizer já se tornou mundano, irrefletido.

Seja melhor. Comunique-se melhor. Há muito mais sobre o assunto para se aprender. Não custa nada se tornar uma versão melhor de você mesmo, todos os dias.

_______________________

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e ajude-os a buscar o melhor para suas vidas. Conhecimento é melhor quando dividido, e não há melhor forma de ajudar ao próximo do que com uma boa palavra. 

Tamo junto,

Marco

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo