Se Você Só Adquirir Um Hábito Em 2019, Que Seja Esse

Hábitos. Cara, eu sou fascinado com hábitos. Eu leio, discuto, escuto e vivo ao redor de hábitos. Sucesso nada mais é que uma coleção de hábitos, certo? Então por que a gente não tem hábitos mais saudáveis? Hábitos que, de uma vez por todas, tiram a gente da insegurança de nossas vidas para a confiança de um futuro melhor?

Melhor? Primeiro temos que definir o que melhor significa.

Aliás, melhor pode ser o mesmo que sucesso. Depende do que você quer dessa vida mundana. Sucesso é visto como o Santo Graal nos dias de hoje. Eu mesmo já escrevi um tanto sobre o assunto tanto aqui no blog quanto na página do IG.

Mas a real mesmo é que sucesso é uma palavra vazia como um par de sapatos sem um par de pés descalços. A verdade é que sucesso nada mais é que uma linha no horizonte que, quanto mais você anda em direção a ela, mais distante ela parece ficar. E menor.

Sucesso tem que ter uma definição exata para existir, e tem que ter um plano de ação para chegar lá. Tem que tá tudo no papel, brother.

Pra mim, sucesso nada mais é que uma coleção de hábitos. Como o poeta diz: “Sucesso não é um ato, mas um hábito.”. Alguém disse isso, não me recordo quem.

Por isso eu tenho uma compulsão incontrolável por melhora de hábitos. Eu estudo-os, eu tento entendê-los, eu tento aprimorá-los. 

Eu tenho uma lista de hábitos que desejo implementar. E uma lista dos que quero remover.

Claro que tudo começa com autoconhecimento. Ahhh, essa palavra. Pô, Marco, você já vai entrar nessa discussão de novo de autoconhecimento?

Sim. E não.

Não vou falar muito sobre isso, mas você óbviamente tem que conhecer a si mesmo antes de saber quem você quer ser, onde quer chegar e como chegará lá.

“Conheça a si mesmo e tudo se revelará”. 

Tudo? Hmmm, OK. Vamo ver.

Hábitos atômicos

Há alguns hábitos que James Clear, autor do livro “Hábitos Atômicos, Pequenas mudanças, grandes resultados” chama de (como o nome já deixa a entender) hábitos atômicos.

A ideia é que existem hábitos e hábitos. Alguns hábitos, ele desenrola, servem como uma fileira de dominós em pé, e um hábito atômico seria a primeira peça a cair, desencadeando uma reação geral nesses dominós (por dominó, leia-se a sua vida)

Alguns hábitos simplesmente mudam todo o seu cotidiano, e transformam sua vida e te fazem mais feliz e te ajudam a buscar o sucesso. Arrrgh, sucesso. Seja lá o que for isso pra você.

Esses hábitos são difíceis de incorporar, até porque eles demandam de você dois trabalhos. Adicioná-los e remover outros que fodem com o teu dia-a-dia.

Hábitos nada mais são que a automatização de ações. É primário. É inconsciente. É uma questão de sobrevivência.

Você tem uma quantidade limitada de energia no seu corpo, e o teu cérebro, esperto como é, tá sempre tentando achar formas de conservar essa energia ao máximo. Não é à toa que você tem aí essa barriguinha saliente em baixo da camiseta – é o teu corpo conservando energia (gordura) para, caso seja necessário, utilizar como combustível para sobrevivência.

Nós somos homo sapiens mas, por algum motivo, em algumas vias, nosso cérebro ainda se comporta como um neandertal. Alguém esqueceu de avisá-lo sobre a evolução. Acorda, cérebro!

Caminhada na natureza

De uma forma ou de outra, é o que é. Hábitos são a forma mais simples de se ter uma vida que te traga orgulho. Sucesso.

A gente pensa muito no grand finale, no objetivo final. Ganhar um milhão ao mês. Comprar uma casa nova. Ser promovido. Ter um negócio. Blá blá blá. Tudo patati-patata.

No entanto, a gente precisa olhar mais pro hoje. Que porra tenho feito da minha vida? Se eu olhar pro meu dia-a-dia, como tenho gasto as minhas preciosas 24 horas que me são renovadas como mágica diariamente?

A resposta tá nos hábitos.

O melhor hábito que você adquirir em 2019

Pra ser honesto, não quero mentir pra você (é a definição de ser honesto, dããh). Não há um hábito só que vai mudar a sua vida. Pronto, tá dito.

Não há uma ação mágica. Uma poção diária. Uma pílula de Hogwarts ou um Anel dos Senhores. Infelizmente não funciona assim.

Há sim uma sequência de hábitos que transforma o seu dia-a-dia. Logo, sua vida. Mas você precisa começar com um.

Por isso o título do artigo é “se você for adquirir apenas um hábito, que seja esse”. Não seja burro. Não adquiria apenas um hábito atômico em 2019.

Apesar de acreditar que cada caso é um caso, e pra você O (o grandioso) hábito poderá ser algo diferente, acredito que o melhor hábito, o hábito que irá mudar sua dia-a-dia e influenciará o resto da sua vida é….

Tan nan tan naaaaaannn….

LEITURA. (Ta dáaaaa!)
Hábitos atômicos – Leitura <3

Redescobri a roda? Inovei? Trouxe algo novo pro seu dia?

Espero que tenha feito os três acima, mas provavelmente não aconteceu.

Mas, meeeeu amigo, se há algo que vai desafiar tudo que você acredita sobre você e sobre o mundo — é ler. 

Mano, ler vai mudar sua vida. Fim de papo. É isso. Zip.

Eu não consigo ver minha vida onde tá hoje (viajando o mundo, meu próprio negócio, etc etc etc) se não tivesse me transformado em basicamente um leitor-abusivo. Ou compulsivo. Ou whatever. No melhor sentido, claro.

Não sei quantos livros li nos últimos três anos, mas se for comparar com todos os livros que li durante meus 12 anos de escola, deixa a escola no chinelo. Ou no sapato, já que o último livro que li foi a história do criador da Nike — que livro!

Pô, Marco, mas então apenas ler vai me fazer atingir meus sonhos?

Não. E sim.

Ler vai te fazer se envergonhar por ter seus outros hábitos de merda. Você vai conhecer a história de exploradores. Os conceitos que mudaram países. As passadas (no sentido de passos) de homens e mulheres que moveram montanhas.

Isso vai te fazer se envergonhar de sentar com a tua cueca molhada no sofá assistindo Netflix enquanto jogando pra dentro aquele Burgão que você come todo santo dia. Ler vai te inspirar a sair pra andar. Ou correr. Ou voar, sei lá.

Leitura é um hábito atômico.

Vai te inspirar a escrever. A ler mais. A tratar melhor a tua esposa. A tua mãe. Teus empregados, colegas, amigos. Brother, ler vai explodir tua mente com ideias de como a tua vida poderia ser melhor.

E se isso não muda a vida de alguém… porra, não sei o que mudaria.

Talvez você pese 150kg e tenha cerca de seis camadas na sua barriga. Ler é o primeiro hábito que você deve adquirir? Talvez se exercitar seja um hábito melhor?

Talvez. Eu diria que você tem que adotar os dois, seu preguiçoso. Mas como já disse, ler vai te inspirar. Motivar. Envergonhar.

Se você tornar leitura um hábito (ler todo dia), seja a leitura de filosofia, negócios, línguas, viagem, o que quer que mexa com teu brio, você vai inevitavelmente se pôr em um lugar onde você não terá outra alternativa a não ser melhorar. O caminho é pra cima (e além!).

Deixa de ser uma opção.

E por isso, meu caro-senhor-exímio-excelentíssimo amigo, você deve começar a ler. Aliás, compra um Kindle (aquela espécie de tablet da Amazon que é feito apenas pra leitura). Foi a melhor compra que fiz nos últimos anos, acredito. Mudou minha vida.

Agora posso comprar livros com apenas um clique. Milhares de livros na minha mão, e posso levá-los pra onde quiser.

Ah, cara, eu só gosto de ler no papel. Sim, vacilão, eu também prefiro o papel.

Eu só gosto de andar de BMW, mas quando tem que ser (o que é a maioria dos casos) eu ando de Fiat também. 

Eu gosto mesmo é de aprender e me desenvolver. Seja no Kindle, no papel, na parte de trás da caixa de cereais. Não interessa.

Eu quero você escolha desenvolvimento à detrimento. É muito a se pedir?

Ding-ding. Tá na hora de decidir. Que hábito você vai começar a formar hoje?


Gostou do artigo? Me manda um DM no Instagram contando mais sobre a sua opinião ou deixe seu comentário abaixo. É importante pra mim ter seu feedback. Vai, deixa de preguiça. Comenta aí, tô esperando. Obg <3

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo